top of page

O que é Ortopedia Funcional dos Maxilares e para que serve esta especialidade?


O que é Ortopedia Funcional dos Maxilares?


A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é a especialidade da Medicina Dentária que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e também problemas da articulação temporomandibular.


Essa especialidade contempla o tratamento de problemas que vão desde a arcada dentária até o maxilar, especialmente em crianças e adolescentes. Esses distúrbios que afetam as estruturas muscular e óssea do paciente, quando corrigidos a tempo, resultam em uma melhor harmonia facial.


Estudos demonstram que a correção precoce destes problemas traz inúmeros benefícios para o crescimento e desenvolvimento infantil, além de proporcionar resultados mais estáveis a longo prazo.


Atuação precoce previne problemas


Ao corrigir problemas antes que eles se tornem mais graves, o paciente se previne com relação a desequilíbrios mastigatórios, disfunções articulares e problemas periodontais, o que pode impactar no futuro até mesmo na dispensa ou simplificação do uso de aparelhos.


Alterações mandibulares são recorrentes em jovens e adultos e a má oclusão é perfeitamente possível de ser tratada prematuramente. Quando disfunções não são corrigidas elas podem ocasionar problemas respiratórios, ósseos e articulares, posturais entre outros. O acompanhamento da criança por parte do profissional de odontologia é essencial.


Outro processo natural da infância é a erupção dentária, mas desalinhamentos podem aparecer pelas mais diversas razões. Caso ela seja excessiva, a ponto de causar desarmonia facial, a avaliação pode indicar a necessidade de tratamento ainda em estágio inicial visando a melhoria na qualidade de vida do paciente.


Quais problemas pode tratar?


Há diversos aspetos de correção que podem ser solucionados por meio dessa técnica. Vale lembrar que ainda que ela seja uma possibilidade, a avaliação deve ser feita caso a caso. Cabe ao profissional de odontologia indicar quais são os tratamentos mais adequados para cada paciente.


Os seguintes problemas são passíveis de serem tratados mediante Ortopedia Funcional dos Maxilares: bruxismo, desordens de crescimento e respiratórios, assimetrias, falta de espaço, interposição de língua, apneia do sono, dentição torta, mordida cruzada, barulho do maxilar durante a mastigação, lábios abertos, etc.


 

bottom of page