Entenda tudo sobre Mordida Cruzada

O que é mordida cruzada?

A mordida cruzada descreve quando os dentes inferiores cobrem um ou mais dentes superiores quando você morde. A mordida cruzada às vezes é chamada de mordida desalinhada ou maloclusão porque trata-se do contato irregular entre os dentes superiores e inferiores. Esse contato irregular pode acontecer em vários lugares da boca.

Sintomas da mordida cruzada

Os sintomas da mordida cruzada podem ser dores de cabeça, dor na mandíbula e cárie dentária. A mordida cruzada também pode afetar a aparência dos dentes e dos lábios. A mordida cruzada nos dentes posteriores pode causar bruxismo, alteração do desenvolvimento facial, problemas na mandíbula e desgaste nos dentes.

O que é maloclusão?

A mordida cruzada é uma forma de maloclusão. A maloclusão é o contato irregular ou incorreto entre os dentes superiores e os inferiores. Quando os dentes superiores e inferiores estão alinhados, a mastigação e a mordida são mais fáceis. A mordida desalinhada pode levar ao desgaste do esmalte e a dentes trincados ou quebrados.

Quais as causas da mordida cruzada?

Há várias causas de maloclusão, entre elas:

• Discrepância entre o tamanho dos dentes e o tamanho dos maxilares

• Hábito de chupar o dedo ou a interposição da língua

• Perda prematura ou ausência de dentes

Tratamentos para mordida cruzada

Na maioria dos casos, a correção da mordida cruzada envolve a ortodontia, incluindo opções como aparelhos ortodônticos. Os aparelhos ortodônticos normalmente são usados na infância ou no início da adolescência, quando os maxilares ainda estão crescendo e se desenvolvendo. No entanto, nunca é tarde demais para buscar tratamento. Os ortodontistas podem tratar tanto crianças quanto adultos. O tratamento costuma ser dividido em fases e às vezes requer a extração dos dentes de leite ou mesmo dos dentes permanentes. Em ocasiões raras, a cirurgia pode ser necessária, principalmente em casos graves. Um cirurgião bucomaxilofacial realiza uma cirurgia ortognática para encurtar a mandíbula a fim de permitir o alinhamento adequado dos dentes.

O cuidado adequado dos dentes e da boca, como a escovação e o uso do fio dental, é fundamental para a obtenção dos melhores resultados em qualquer tratamento. O aparelho pode ser uma grande obstáculo à tarefa de manter os dentes limpos e saudáveis. O dentista recomendará técnicas para ajudar a combater a cárie.

Quando os pacientes são jovens, o ortodontista consegue corrigir mais facilmente o formato e o alinhamento dos maxilares e dos dentes. Aparelhos ortodônticos ou restaurações dentárias ainda podem ser eficazes na correção de desalinhamentos leves, mesmo em pacientes mais velhos. Entretanto, se a mordida cruzada for grave, o paciente pode precisar de cirurgia no maxilar.