top of page

O que a Ortopedia Funcional dos Maxilares pode tratar?


A atuação precoce previne desequilíbrios mastigatórios, assimetrias de desenvolvimento, disfunções articulares e problemas periodontais (de gengiva), diminuindo ou simplificando a necessidade futura de uso de aparelhos ortodônticos, como:

Alterações mandibulares

A má oclusão é um problema que, caso seja tratado de forma prematura, pode prevenir contra o desenvolvimento ou o agravamento de condições futuras, relacionadas com a mordida.

Além disso, as alterações mandibulares podem estar relacionadas com problemas nasais, fazendo com que o paciente respire constantemente pela boca, o que favorece alterações como arcada dentária estreita ou a hipofunção dos músculos mandibulares.

Por este motivo, o acompanhamento precoce é de suma importância, uma vez que além do tratamento, o ortodontista irá orientar o paciente para que adote ou que procure o acompanhamento complementar para correção de obstruções nasais.


Disfunções na ATM

Disfunções na articulação temporomandibular são causadas por diversos fatores, como o ranger dos dentes, mas uma má oclusão nesta região também é uma das causas do problema.

O quadro provoca fortes dores ao paciente, especialmente durante a mastigação, uma vez que há o tensionamento dos músculos da mandíbula.

Apesar de existirem intervenções cirúrgicas que corrijam tal problema, o diagnóstico precoce favorece um tratamento não invasivo, através de aparelhos ortodônticos, que visam realinhar a articulação temporomandibular e restaurar a qualidade de vida do paciente, prevenindo contra uma série de problemas que podem ser desencadeados por esta condição.


Erupção dentária

A erupção dentária é um processo natural na infância, contudo, esta fase pode apresentar o desalinhamento entre os dentes da criança, sendo necessário a avaliação de um ortodontista para corrigir tal problema.

Caso as alterações dentárias não sejam tratadas, a predisposição para outros problemas relacionados à harmonia facial, podem surgir e prejudicar futuramente a qualidade de vida do indivíduo.


Mordida cruzada

A mordida cruzada é um quadro onde os dentes superiores se encontram à frente dos inferiores durante a mordida. Esta condição favorece o desenvolvimento de outras alterações, como disfunções temporomandibulares, sendo necessária a avaliação de um ortodontista para o direcionamento correto.

bottom of page