Tratamento de Canal: O que é e quando é indicado?

O tratamento de canal é um procedimento no qual o dentista faz uma limpeza dos canais dentro da raiz do dente, retirando a sua polpa, limpando e desinfetando o interior do dente, para aliviar a dor dentária, reparar e salvar, evitando removê-lo.

Esse tipo de tratamento é indicado quando a polpa do dente dente está muito danificada ou infecionada, o que normalmente acontece em situações de cárie profunda ou quando o dente está quebrado, permitindo a entrada de bactérias no dente e causando sintomas como dor intensa ao mastigar, inchaço na gengiva, rosto ou pescoço, dor de dente que aumenta com alimentos quentes ou frios e formação de um buraco no dente.

Nesses casos, se o dente não for tratado e a polpa do dente continuar sendo lesionada, as bactérias podem conseguir chegar até a raiz do dente, causando uma infeção grave, formação de abcesso com pus, levando à morte do dente, perda óssea e a perda do dente.

Principais indicações:

O tratamento de canal deve ser feito quando a polpa do dente está danificada ou infetada, sendo as principais indicações são:

• Cárie profunda;

• Após vários procedimentos odontológicos no mesmo dente;

• Rachadura no dente

• Lesão no dente como machucados, pancadas ou acidentes que danificam a polpa do dente.

Para indicar o tratamento de canal, o dentista deve examinar o dente e os sintomas, além de solicitar exame de raio-x para confirmar o diagnóstico e verificar a extensão do dano e da infeção no dente.